domingo, 7 de outubro de 2007

Atitude: pensar faz bem!

ATITUDE ÉTICA: PENSAR FAZ BEM!

Vilmar Alves Pereira[1]

No contexto atual, onde a lógica do “pensamento único” prepondera, penso que é interessante perceber que as possíveis saídas dessa aporia[2] não se encontram distantes de nós. Para isso basta tomarmos uma atitude ética: pensar.

Tenho observado que o nosso cotidiano nos reserva pouquíssimos minutos para essa atividade. Ao invés de pensar, agimos. Essa ação, na maioria das vezes é induzida. Isso ocorre até mesmo quando não nos damos conta, vejamos: seguidamente temos a sensação que nossa ação funciona como as placas: pare ande e consuma! Nesse sentido, somos envolvidos por aquilo que o filósofo Adorno chamou de fascínio provocado pela Indústria Cultural[3]. Em seu entender, a referida indústria cria até mesmo o nosso gosto.

Penso que tudo isso poderia ser diferente se ousássemos utilizar uma grande ferramenta que todos possuímos: o pensamento. É cada vez mais notável a ausência da reflexão nas condutas humanas. Penso que o ser humano não pode resumir-se somente nisso: um ser que age de acordo com aquilo que os outros almejam. Desse modo, é urgente e necessário que comecemos a pensar. Aliás, nos diz a filosofia que nós “somos do tamanho daquilo que pensamos”. Essa constatação nos sugere que podemos sim transcender essa “cultura” dos “Big Brothers” que preconiza em suas máximas apenas o estético ao invés do ético.

Se tomarmos essa atitude ética de pensar, perceberemos o quanto bem estaremos fazendo para nós mesmos, reservando assim, o direito de nos posicionarmos, de termos expectativas promissoras para o futuro e de vislumbrarmos além do horizonte, garantindo desse modo, um espaço privilegiado de autonomia.

O exercício da reflexão às vezes nos inquieta, mas também “higieniza” nossas mentes e nos desafia a sermos acima de tudo, humanos, a partir do reconhecimento que não estamos sozinhos e de que necessitamos do outro para atingirmos nossos objetivos.

Procure fazer o exercício de tirar alguns minutos para sua reflexão cotidiana e verás que pensar faz bem! Assim sua atitude é ética porque está embasada na “ética do cuidado de si”. Esta nova dimensão já estava presente na antiguidade, mas hoje está sendo resgatada por muitos pensadores que postulam a necessidade do cuidado. Cuide-se: utilize o pensamento para sua melhora e garantia de sua autonomia...

[1] Professor de Filosofia Faculdade Anglo Americano de Caxias do Sul; doutorando em Filosofia da Educação pela UFRGS. E-mail: vilmar1972@bol.com.br.
[2] Termo utilizado pelo filósofo iluminista Immaneul Kant (1724-1804) no sentido de indicar uma espécie de “beco sem saída”.
[3] Termo Filosofia cunhado por Adorno referindo-se a maneira que os meios de comunicação interferem em nossa forma de vida manipulando e interferindo na produção de sentidos.

Nenhum comentário: